1º e 2º Período

O 1º período deste ano, tal como 3º do ano passado, decorreu de uma maneira a que nunca estivemos habituados. Devido à situação de pandemia causada pelo coronavírus o mundo inteiro foi afetado, e não foi diferente em relação à escola. Ao contrário do final do ano passado este ano já foi permitido haver aulas presenciais, mas claro, sempre com as devidas precauções e cuidados para estarmos em segurança. 

No início das aulas começamos por rever os conteúdos sobre a biologia do 10º ano que tinham sido lecionados no 3º período do ano passado. Para isso, o método usado foram "quizzes" no Kahoot que seriam feitos pelos alunos e apresentados à turma. O professor dividiu-nos em grupos e cada um ficou com um tema, sendo que o meu grupo ficou com o tema do transporte nas plantas. À partida pareceu que ia ser um bom método para rever os conteúdos. Porém, só foram apresentados 2 kahoots pois ninguém se lembrava bem da matéria então o professor optou por ser ele a fazer as revisões. A meio de outubro realizamos uma ficha para treinar e ver se estávamos a entender tudo, que não correu muito bem. Numa aula de turnos realizámos uma atividade laboratorial e um relatório sobre a diversidade dos pigmentos fotossintéticos. Foi em grupos de 3 e, devido às medidas de segurança que temos de cumprir por causa do coronavírus, cada elemento tinha uma tarefa diferente. Os membros do meu grupo foram a Keila e o Martim, eu fui a orientadora, a Keila escreveu o relatório e o Martim realizou a experiência. No dia depois do relatório fizemos um teste sobre os conteúdos de 10º ano que tínhamos estado a rever que já correu melhor que a ficha. 

Pouco tempo depois do teste o professor teve de se ausentar durante algum tempo e não tivemos indicações para trabalharmos nada da disciplina. No entanto, tínhamos um projeto relacionado com cidadania em que tínhamos de criar um logótipo para o clube de ciências. Eu fiz em conjunto com mais dois colegas numa plataforma digital. O professor só conseguiu voltar no final do período e nessa altura a turma estava confinada em casa. Estávamos bastante atrasados na matéria porque ainda nos faltava metade da biologia de 10º ano. O método que foi usado para dar o resto da matéria foi dividir-nos em grupos e cada grupo preparar apresentações, num suporte à escolha, e explicar os seus temas ao resto da turma. Os grupos foram os mesmos do relatório e o meu tema foi o transporte nos animais. Como já estávamos no final do período foi planeado esse trabalho ser desenvolvido nas férias e apresentado no início do 2º período. 

Este período não foi muito proveitoso a nível de matéria. A minha classificação final foi de 16, algo que não estava à espera.

O 2º período começou a 4 de janeiro e no início tivemos aulas presenciais na escola. Na aula de turnos dessa semana tivemos tempo para acabarmos de desenvolver as apresentações que tinham sido marcadas no final do 1º período. O trabalho foi entregue no dia 10 de janeiro e as apresentações à turma começaram no dia seguinte. O meu grupo foi o primeiro a apresentar e acho que correu bem. Quando todos os grupos apresentaram fizemos um teste sobre essa matéria. Como o único conteúdo de 10º ano que ainda faltava dar era o sistema nervoso o professor deu numa aula de turnos. Assim, a matéria de 10º ano estava completamente dada. 

No final de janeiro os casos de covid-19 estavam a aumentar muito, então a escola foi fechada devido ao confinamento geral e o resto das aulas deste período foram à distância. Na última aula que tivemos presencialmente o professor organizou um novo trabalho. Este basicamente consistia no mesmo que o anterior, preparar uma apresentação num suporte à escolha sobre um tema da matéria. Os grupos foram os mesmos do trabalho anterior e os temas foram sobre a matéria de biologia do 11º ano. Como consequência do confinamento, também tivemos duas semanas de férias sem escola. Esse tempo serviu para começarmos a estudar a matéria dos nossos temas e organizar o trabalho. O método que eu usei para aprender a matéria foi visualizar vídeos e tirar apontamentos sobre os temas. No final das férias o meu grupo começou a organizar o trabalho e a pesquisar matéria. 

Quando as "férias" acabaram começamos as aulas online onde o professor deu alguma matéria. Os trabalhos foram entregues no final de fevereiro. Depois de serem entregues começaram as apresentações sobre os mesmos. Acho que este método até é bom para aprender os temas que apresentamos pois temos de pesquisar e explicar ao resto da turma então ficamos a entender bem essa parte da matéria. Por outro lado, estes conteúdos são complexos e não é muito fácil termos de ser nós a aprender tudo do zero e mesmo quando são os colegas a apresentar torna-se um pouco difícil de entender a matéria. Também acho que nas aulas devíamos treinar mais exercícios do tipo dos exames, para aprendermos a aplicar os conteúdos e para nos prepararmos para testes e para o exame em si. 

Tendo em conta a minha nota no teste, as apresentações e os trabalhos que fiz em aula assíncrona a minha autoavaliação é de 17. 

Ano letivo 2020/2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora